Ter uma relação de amor com a natureza desde pequeno, é um bom legado que os pais irão deixar para seus filhos. Crianças que aprendem a valorizar cada bichinho e planta da natureza, irá cuidar com afinco para que o meio ambiente não seja destruído dia após dia.

Nos dias de hoje, é fundamental envolver as crianças com a natureza, ensinando sobre a fauna e flora e também deixando que elas tenham contato direto com a terra, com a água, com os animais e saiba ter amor por cada detalhe desse. A escola tem papel fundamental nesse processo, por isso preparamos X dicas de como ensinar Educação Ambiental para crianças e conscientizá-los da importância do nosso meio ambiente.

Ensinar sobre reciclagem de materiais

No mundo todo, só 2% de todo lixo produzido é destinado para reciclagem, por isso é importantíssimo ensinar as novas gerações, da importância delas começarem a reciclar, e garantir um mundo mais limpo no futuro.

As crianças precisam se familiarizar com os tipos de lixeiras, quais os materiais que podem ser reciclados e ensiná-las a sempre descartar esse lixo nesses locais próprios. Também é importante fazer brinquedos criativos usando sucata, uma outra forma de usar o lixo reciclável de forma sustentável e divertida.

Criar horta em casa

Ter uma hortinha em casa nos dias de hoje, é possível até em pequenos apartamentos. Para isso, ter um jardim vertical com vários vasinhos e muitas plantas, flores e tipos de plantinhas para chás e até uma mini horta, podem ser benéficas para ensinar as crianças a mexer com a terra.

Além disso, as crianças aprendem a dar mais valor para o que a terra produz e entendem melhor como é importante cuidar de cada vegetal seja para alimentação ou apenas o visual e odor, como é o caso das flores.

Passear pela natureza

Levar as crianças para passear em parques e reservas, é muito bom e faz com que elas tenham mais interesse pela natureza e por preservá-la. Ir em zoológicos também é uma boa ideia, mas é preciso explicar o por que os animais estão fora de seu habitat original.

Ir em locais com cachoeiras, ver vários tipos de aves e por sorte ver um cervo por exemplo, são estimulantes para que as crianças se envolvam com o meio ambiente e comecem a pensar em formas de cuidar cada vez mais da natureza.

Plante uma árvore

Se em sua casa tiver um espacinho que seja, plante uma árvore com as crianças. Depois de incentivar o amor pela natureza e elas se envolverem com tudo o que o meio ambiente oferece, compre uma muda de árvore e plante em casa ou num local que seja autorizado em sua cidade, e faça com que a criança cuide da plantinha todos os dias, estimulando o amor e principalmente a responsabilidade pela natureza.

Uso racional da água e da energia elétrica

Em casa, os pais devem começar a ensinar as crianças a fazerem o uso racional da água, de forma que elas entendam como é importante economizá-la e principalmente mantê-la limpa.

Ensinar a fechar o registro quando for escovar os dentes, tomar um banho rápido e usar a água da lavadora, são dicas que as crianças ao ver, irão colocar em prática desde pequenos e tornarão hábitos que serão benéficos para o bolso e para o futuro de nosso planeta.

Curso online de educação ambiental

Para profissionais da educação como professores e também os pais, o curso online de Educação Ambiental ajuda a criar didáticas para envolver crianças e jovens em contato com a natureza, para que eles e as próximas gerações, respeitem, amem e preservem o meio ambiente e um futuro mais vender em nosso planeta.