Destaque na história da MPB, artista lembra a sua trajetória com grandes nomes e interpreta sucessos  

 

O projeto Sarau Em Casa recebe nesta terça, 29 de setembro, às 21h15, o músico e compositor Renato Piau. Promovida pela Casa Com a Música em parceria com o Sindicato Nacional dos Compositores Musicais, a ação tem o propósito de abrir espaço para a diversidade e riqueza das manifestações artísticas e é uma extensão online do evento Sarau ComVida, paralisado por causa da pandemia de Covid-19.

 

Compositor de cerca de 80 canções gravadas por vários intérpretes brasileiros como Luís Melodia, Tim Maia e Cássia Eller, Piau mudou-se para o Rio de Janeiro no início dos anos de 1970, a convite do poeta Torquato Neto, com quem tem várias composições. Como violonista elétrico e acústico, Piau acompanhou músicos da MPB como Raul Seixas, Sérgio Sampaio, Luiz Gonzaga, Fagner, Zé Ramalho, Cássia Eller e Baiano e os Novos Caetanos (parceria com Chico Anísio e Arnaud Rodrigues). Nos anos 80, Piau passou a trabalhar com Luiz Melodia, também seu parceiro em sucessos como “Cara a Cara”, “Morena da Novela” e “Este Filme Eu Já Vi”. Tim Maia gravou o seu “Pais e Filhos” com muito êxito, sendo que Piau também trabalhou na banda Vitória Régia.

 

O seu álbum de estreia foi gravado em 1990, o CD Camelo Voador, ao lado de Carlos Cal. Seu primeiro disco solo foi Guitarra Brasileira (1995), com os convidados especiais Luiz Melodia, Raul de Souza e Sebastião Tapajós. “Gato por Lebre” (com Sérgio Natureza), uma das faixas, foi escolhida para ser o tema do programa Globo Ecologia, da TV Globo. Em 1998, coproduziu (com seu colaborador Sérgio Natureza) o CD tributo a Sérgio Sampaio, “Balaio do Sampaio”, que contou com a participação de João Nogueira, Erasmo Carlos, Zizi Possi, Chico César, Zeca Baleiro, Elba Ramalho, Eduardo Dusek , João Bosco, Luiz Melodia, Jards Macalé e Lenine. Em “Luiz Melodia’s Acústico” (1999), gravado ao vivo no Teatro Rival (Rio de Janeiro), foi violonista e compositor (incluiu a parceria com Melodia em “Cara a Cara”).

 

Sarau em Casa

 

O Sarau em Casa realiza lives semanais com o propósito de abrir espaço para a diversidade e riqueza das manifestações artísticas, além abordar temas relevantes para a cultura. É uma extensão online do evento Sarau ComVida, paralisado por causa da pandemia de Covid-19. Desde 2019, o Sarau ComVida abriu espaço para mais de 100 artistas mostrarem seus trabalhos, de nomes de peso da música brasileira, como Robertinho Silva, Jane Duboc, Carlos Dafé, Azymuth, Kiko Continentino, Mauro Senise e Reppolho, à nova geração, como Abufela, Beraderos, Luciane Dom, Chelle, Muato, Nana Kozak, Lílian Bonard e Soul Guanabara.

 

Ao longo da transmissão, o público poderá participar com perguntas e comentários, além de fazer contribuições conscientes por meio do “Chapéu Virtual” para manutenção e as ações sociais da Casa Com a Música e o SNCM. Para assistir, acesse www.facebook.com/casacomamusica ou www.instagram.com/casacomamusica

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!