Fazendo jus à filosofia Ubuntu – “Eu sou porque nós somos”-, o projeto social que foca nas alianças e relacionamento entre as pessoas engajadas em causas humanitárias não para de gerar frutos: criou o Instituto Jesus para atender o morador de rua, um segregado social.

A missão do Instituto é tirar pessoas da situação de vulnerabilidade, oferecendo a elas oportunidades e atividades. Entretanto para avançar e entender o cidadão que não tem casa ou mora na rua por outros motivos, foi necessário viver a realidade deles.  A autora do projeto, empresária da região de Balneário Camboriú, passou um dia inteiro com eles.

90de0ac5 6e03 45a9 a205 051ce6f4ef59 - Projeto Social: Instituto Jesus é criado e já é visto como referênciaApós a experiência e muito estudo, o projeto foi criado em 25 de janeiro deste ano. Contou com o engajamento do empresário e modelo Felipe Von Borstel e do ator e Dj Fernando Toledo e a empresária  Sandra Bronzina, todos hoje embaixadores do projeto.

Educação e formas de profissionalização serão as oportunidades iniciais oferecidas aos moradores de ruas ou ex-moradores. A ideia é observar a demanda regional por mão de obra para abrir as capacitações e/ou qualificações. A busca por inserção dos auxiliados no mercado de trabalho é outro passo importante.

dc24bbc2 5b3a 419b 959c 0ae0ccb7acf8 - Projeto Social: Instituto Jesus é criado e já é visto como referênciaAs ações assistenciais contarão com a parceria da comunidade terapêutica Luz da Vida e fazer uma ampla divulgação de campanhas sobre a situação de rua é outra parte do trabalho. “AS campanhas visarão mudar a mentalidade das pessoas de rua e principalmente das que passam diariamente por elas sem reação alguma”, comenta a autora do projeto.

O primeiro instituto Jesus foi construído na cidade de Camboriú, na comunidade terapêutica Luz da Vida que atende ex-dependentes químicos. A construção de um novo instituto nos Estados Unidos já está sendo desenvolvido pela autora, ela busca atender os moradores de rua da região de Nova York.

750c3aac e8a3 4205 b1c3 15daa63c48b7 - Projeto Social: Instituto Jesus é criado e já é visto como referênciaA dependência química atinge a maioria dos moradores de rua e é uma das raízes desse problema.

Como primeiro projeto social compartilhado, o Instituto Jesus vem para dar uma nova cara aos projetos sociais.  O objetivo é fazer com que ele sirva de referência para as próximas ações que surgirem. “O instituto surgiu do desejo de criar um alto padrão de atendimento, algo que tivesse qualidade, espaço com um design diferenciado, algo que realmente refletisse as empresas e pessoas que acreditam e apoiam as causas sociais.

6a0bd2ff 6131 4072 be17 86bb531c7614 - Projeto Social: Instituto Jesus é criado e já é visto como referênciaO projeto do espaço físico foi desenvolvido por Nando Andrade, arquiteto que vem se destacando no cenário nacional e participou da última Casacor em Santa Catarina. Juntamente com a designer Ana Laus, eles fizeram ambientes no estilo de uma casa para que os acolhidos se sintam dispostos e confortáveis. Nando Andrade afirma que sem dúvida, um dos projetos mais emocionantes que já participou.

cb3f55c5 3ffe 441c 9960 2bcefe45f198 - Projeto Social: Instituto Jesus é criado e já é visto como referênciaVocê também quer saber mais do projeto social mais moderno do Brasil? Acesse @institutojesus ou www.institutojesus.com

Fotos: Divulgação

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!